Sabendo mais sobre o Mini-Handebol




Handebol - História, Fundamentos, Regras, Técnicas e Movimentos Usados 

ONDE SE PODE JOGAR MINI-HAND

Em qualquer superfície (quadra, grama, praia, etc.) que permita aos jogadores progredir com a bola e não ofereça perigo para sua integridade física.

 

COMO SE JOGA O MINI-HAND
É similar ao handebol, só que logicamente a forma de jogar e as regras são adaptadas as crianças e suas capacidades, com o fim de permitir uma diversão sem a complexidade do jogo para adultos. Não obstante se pretende que não existam muitos condicionantes regulamentares para sua prática, o fundamental é que os jogadores se divirtam, passem um tempo agradável e que haja um exercício físico minimamente dirigido.

 

O TERRENO DE JOGO

Uma quadra de 20m X 13m que pode ser marcada em qualquer lugar que ofereça possibilidades de progressão com a bola, bem como segurança para os jogadores. No terreno de jogo, conforme a figura, em suas dimensões em cada linha indicada, os jogadores podem mover-se por todo campo exceto dentro da área do goleiro. O objetivo do jogo é conseguir o maior número possível de gols, no gol (trave) adversário. A área de goleiro tem um raio de 5m. O pênalti é marcado a 6 m da linha de gol.

 

TRAVE

A trave pode ser a mesma das categorias superiores, com uma diferença que o travessão superior esteja e uma altura mais baixa. Se a bola é arremessada por cima do travessão se assinala um tiro de meta. Sugerimos uma Trave com 2.40 cm de largura, por l.60 cm de altura.

 

A BOLA

Deve ser a bola própria do MINI-HAND. Se não for possível adquiri-la, utilizar uma bola pequena, leve, de manejo fácil com uma só mão. É permitido passar, driblar, segurar, arremessar e conseguir o gol. Devera ser de material macio que não coloque em risco a integridade física das crianças e ter uma circunferência de 44cm a 48cm. Quando não for possível obter material específico do Mini-hand, utilizar bolas de borracha que tenham as especificações acima citadas.

 

DURAÇÃO DA PARTIDA

O tempo de jogo será de 28 (vinte e oito) minutos. Cada tempo de jogo se divide em 02 (dois) períodos de 07 (sete) minutos com 02 (dois) minutos de intervalo entre os dois períodos. Entre o primeiro e o segundo tempo de jogo, haverá um intervalo de 05 (cinco) minutos. As crianças dispõem de todo esse tempo para divertimento jogando com seus companheiros. Pensar nos resultados é o que menos importa. O que realmente importa é conhecer bem as regras do jogo e se divertir.

 

O ÁRBITRO

O árbitro apita todas as irregularidades que se produzam no jogo e deve explicar às crianças sobre as irregularidades durante o jogo, para que desta forma as crianças entendam o desenvolvimento do jogo e suas regras. Quando uma criança tiver alguma dúvida, o árbitro deverá esclarecer.

 

Objetivos

 

Introduzir o Mini Handebol no conteúdo da Disciplina Educação Física, como fator de desenvolvimento educacional e como veículo de formação física, intelectual e social da criança.

 

Objetivos Específicos:

- Atender as necessidades esportivas das crianças, criando diversos NÚCLEOS DE MINI-HAND em todo o território nacional;

- Ocupar o tempo livre das crianças com atividades sadias, evitando os perigos da ociosidade;

- Oferecer às crianças a possibilidade de, ao praticarem o Mini-Hand, conhecer um desporto agradável de jogar, de hábitos saudáveis, disciplina e respeito que contribuem para a formação de cidadãos conscientes;

 - Manter o "status" do Esporte Olímpico mais praticado nas escolas;
 - Possibilitar o surgimento de novos atletas e equipes que, no futuro possam participar de eventos esportivos da modalidade, nos níveis estadual e nacional;

 - Possibilitar o surgimento de novos talentos que possam integrar as equipes brasileiras em futuras competições internacionais.

 



Não tenha mais dúvida para trabalhar com esportes. Conheça o Esporte Educacional e tenha cursos online e ebooks para aprender a dar aulas mesmo que vc não seja craque no esporte. Acesse o site!

Manual para Professor de Handebol

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!


Seja afiliado e ganhe uma renda extra

Comente:

Sabendo mais sobre o Mini-Handebol Sabendo mais sobre o Mini-Handebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 10:23 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.