Handebol é esporte. Balé é arte. E o que os dois tem em comum? Basta acompanhar o time de handebol da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para saber. Ao aprimorar os movimentos e técnicas durantes os jogos das principais competições disputadas, a equipe inseriu nos treinamentos aulas de balé clássico. A novidade surtiu efeito. Nos últimos nove meses, o time obteve três grandes conquistas: medalha de prata na segunda divisão dos Jogos Universitários Brasileiros e dois títulos, sendo um na Liga Norte/Nordeste de clubes e outro na etapa regional da Liga do Desporto Universitário. Contudo, a dança não foi vista com bons olhos pelos marmanjos do time.
- Eu não aceitei de cara a ideia, mas, com o decorrer do tempo, eu fui absorvendo conhecimento e vi que essa atividade serve para elevar meu nível no handebol – frisou Washington Luís, goleiro de quase dois metros de altura do time da UFPI.
Ao todo, 28 jogadores fazem parte do projeto, que chegou até o time por meio de um trabalho de conclusão de curso de uma formanda do Curso de Educação Física, Ana Joana. Atualmente graduada, ela percebeu e comprovou que o balé ajuda de forma direta nos movimentos mais praticados durante uma partida de handebol.
- O balé é uma excelente atividade para quem quer melhorar algumas valências físicas e habilidades como por exemplo, flexibilidade, agilidade e a impulsão dos membros inferiores – ressaltou a educadora física.
O time de handebol da UFPI realiza cerca de cinco treinos semanais, sendo dois destes reservados para as aulas de balé.
Fonte: Globo Esporte Piauí
Não tenha mais dúvida para trabalhar com esportes. Tenha cursos online e ebooks para aprender a dar aulas mesmo que vc não seja craque no esporte. Acesse o site do Esporte Educacional!
Manual para Professor de Handebol
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes
Guia GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
EBOOK GRÁTIS: Jogos Pré-Desportivos de Handebol .
Nenhum comentário: