São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas. Os tipos de passes podem ser classificados da seguinte maneira:
- Passes acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.
- Passes em pronação: lateral e para trás.
- Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal.
- Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal.
- Passe para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso.
- Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro, nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo em trajetória diagonal.
Greco & Ribas (1998) apresentam o passe em trajetória parabólica.
Nem todos os passes acima descritos foram apresentados pela literatura específica do método parcial do ensino do handebol. A literatura apresentava até meados de 1990 apenas os seguintes tipos de passes no handebol: acima do ombro, por trás da cabeça - sem as classificações em função de trajetórias, por trás do corpo - também sem as classificações em função de trajetórias e o passes quicado. A respeito do passe de ombro, a literatura não incluía os passes retificado e bombeado como uma variação do passe de ombro.
Passes/recepção
Exercício 1: Passe acima do ombro na parede
Descrição:
Posição Inicial: O exercício será realizado individualmente, ficando o jogador de frente para a parede, a qual realizará o passe.
Tarefa: Lançar a bola contra a parede e recebê-la novamente. Neste momento o professor deve individualmente realizar correções, principalmente sobre a posição do cotovelo, que deve estar ligeiramente acima da linha do ombro.
Variações:
- Realizar o passe com ambas as mãos, notando a diferença entre as duas.
- Realizar neste mesmo exercício o passe picado, onde a bola deve bater no solo, depois na parede e retornando à mão do jogador logo em seguida.
- Determinar alvos na parede (círculos desenhados) para treinar a precisão do passe.
Exercício 2: Passe acima do ombro em duplas
Descrição:
Posição Inicial: O exercício será realizado em duplas. Os jogadores devem se posicionar de frente, um para o outro, à uma distância de aproximadamente quatro metros.
Tarefa: Realizar o passe para o outro jogador e recebê-la novamente. Neste momento o professor deve individualmente realizar correções, principalmente sobre a posição do cotovelo, que deve estar ligeiramente acima da linha do ombro. Como o passe ainda não estará sendo realizado com perfeição, é interessante abordar as formas de recepção, para que o aluno a realize, independente da posição em que ela for recebida(alta, média e baixa).
Variações:
- Realizar uma série de passes com a mão direita e outra série com a mão esquerda, notando a diferença entre as duas.
- Realizar neste mesmo exercício o passe quicado, onde a bola deve bater no solo.
- Aumentar a distância entre a dupla.
- Determinar o local onde a bola deve ser recepcionada.
Não tenha mais dúvida para trabalhar com esportes. Tenha cursos online e ebooks para aprender a dar aulas mesmo que vc não seja craque no esporte. Acesse o site do Esporte Educacional!
Manual para Professor de Handebol
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes
Guia GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
EBOOK GRÁTIS: Jogos Pré-Desportivos de Handebol .
Comente:
Dois exercicios para passe no Handebol
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
04:12
Nota do Post:
me ajudou muito concerteza vou tirar 10 na prova de educacao fizica
ResponderExcluir