Lesões e o Handebol




http://jornalcorreioeletronico.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Selecao-Brasileira-handebol-FotoSantiago-RussoPhotoGrafia_LANIMA20130116_0016_26.jpg

O handebol é um esporte rápido, explosivo e de contato, cujos movimentos não são contínuos, cíclicos ou repetitivos.

O atleta deve subir o mais alto possível, mantendo equilíbrio e estabilidade, lançar longe ou próximo com força e precisão, modificar formações de ataque e defesa, além de atuar na resistência contra forças disruptivas principalmente dos oponentes. O atleta do handebol não pode somente se concentrar na execução do gesto ou habilidade, pois muitas vezes deve tomar decisões rápidas . Mudanças de movimento pela brusca alteração das condições de jogo, na maioria das vezes proporcionada pelos oponentes, têm como objetivo principal causar a falha do atleta de handebol na execução de seu movimento.

Isso exige do indivíduo um maior trabalho proprioceptivo e neuromuscular para atuação harmônica de todos os grupos musculares e articulações.

A compreensão de como as forças operam e a detecção de aspectos que podem ser aprimorados ou corrigidos não é tarefa simples, devendo ser estudada com métodos e critério.

Os gestos ou habilidades devem ser bem estudados para possibilitar uma melhor compreensão da eficiência do movimento e melhora de desempenho, além de permitir a atuação na prevenção e tratamento de muitas das lesões específicas do esporte. 

A análise das habilidades e gestos esportivos específicos do esporte pode ser realizada da seguinte maneira: determinar os objetivos do gesto esportivo, observar as características especiais de cada posição bem como seus gestos específicos, estudar desempenhos excelentes dessa habilidade para comparação, dividir o gesto a ser estudado em fases, dividir cada fase em elementos-chave e entender as razões mecânicas de elemento-chave.

FATORES CAUSADORES DE LESÕES NO HANDEBOL

 
A incidência das lesões estão diretamente relacionadas a fatores relacionados abaixo:

  • Fatores pessoais: idade, sexo, agilidade, coordenação, flexibilidade, composição muscular, lesões pregressas, técnica, personalidade, imprudência e equilíbrio emocional.
  • Fatores da modalidade: capacitação do treinador, contato com oponentes e colegas no esporte coletivo, gesto esportivo específico ou de execução na especialidade, regras, equipamentos e características da competição.
  • Fatores ambientais: tipo de piso e temperatura.


Não tenha mais dúvida para trabalhar com esportes. Conheça o Esporte Educacional e tenha cursos online e ebooks para aprender a dar aulas mesmo que vc não seja craque no esporte. Acesse o site!

Manual para Professor de Handebol

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .



Seja afiliado e ganhe uma renda extra

Comente:

Lesões e o Handebol Lesões e o Handebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 08:51 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.