Regras do Handebol de Praia






Criado na Itália, no início da década de 90, o Handbeach ou Handebol de Praia tem tudo para conquistar novos adeptos. Sua origem é o handebol de quadra com algumas diferenças que o torna mais dinâmico e atrativo, onde a melhor estratégia aliada ao arrojo das jogadas, vencem as partidas.

As regras do handebol de praia são em grande parte semelhantes às do andebol praticado em pavilhões, mas há, obviamente outras condições.

O jogo é dividido em duas partes de 10 minutos cada uma, havendo um intervalo de 5 minutos entre estas. Apesar de se considerar um jogo a junção das duas partes, o resultado é contabilizado individualmente, isto é, no final da primeira parte, ao vencedor é atribuído um ponto. Caso haja uma equipe que consiga os dois pontos, é declarada vencedora, caso contrário, a decisão é tomada com base nos livres de 6 metros.

O goleiro pode jogar como jogador de campo, estando sujeito às mesmas regras que qualquer outro jogador. Dentro da sua área pode jogar com qualquer parte do corpo, fora, tal como os restantes jogadores, só dos joelhos para cima. Gol marcado pelo goleiro vale dois pontos.

Outras regras:

É importante lembrar que o handebol de areia tem como base o Fair Play, ou seja, as partidas são rápidas e não são admitidas a quebra de regras e a falta de respeito com a integridade física dos atletas.

A quadra

A quadra de jogo deve ter o tamanho de 12m x 27m. Sendo que a superfície deve ser comporta por areia, com no mínimo 40 centímetros de profundidade.

Tamanho da quadra de handebol de areia/ Imagem: divulgação

Tamanho da quadra de handebol de areia/ Imagem: divulgação

A bola

A bola usada nos jogos deve ser lisa e de borracha antiderrapante. No naipe masculino deve pesar aproximadamente 360g com um diâmetro de 17,5cm. Já no feminino aconselha-se que a bola pese aproximadamente 290g com um diâmetro de 16,5cm. Para as categorias de base as bolas devem ser menores, com peso e diâmetro de acordo com a faixa etária dos atletas.

As equipes

Cada equipe deve ser composta por oito jogadores, sendo que no início da partida é necessário que estejam presentes no mínimo seis. Cada time deve manter durante todo o jogo quatro jogadores na quadra (1 goleiro e 3 na linha). O número de substituições é ilimitado. Se o número de jogadores durante o jogo for menor que quatro, a partida termina e o time concorrente vence o jogo.

As substituições são ilimitadas durante a partida, mas apenas podem ser feitas na Linha Lateral, e do lado em que se encontre a mesa dos Oficiais de Mesa. No caso dos goleiros, essa substituição pode ser feita pela linha do gol.

Uniformes

Os atletas devem jogar descalços, porém podem usar meias e bandagens. O uniforme deve ser composto por camiseta sem mangas e shorts, para o masculino; e para o feminino top e short. Ambos devidamente numerados.

Os goleiros devem estar vestidos com cores contrárias dos uniformes dos jogadores de linha, tanto da sua equipe tanto da equipe rival.

O goleiro

O goleiro pode deixar a área de gol, quando não está em posse da bola, e atuar como um jogador de linha normal, com o resto do time. Se o goleiro estiver atuando linha e marcar um gol, o seu time ganha 1 ponto extra.

Após cada gol é o goleiro quem dá continuidade ao jogo, lançando a bola de sua área.

O Gol

Um Gol é marcado quando a bola ultrapassa a Linha do Gol e vale a princípio 1 ponto. Mas nas seguintes situações ocorrem bonificações:

* Vale 2 Pontos se o Gol for marcado em jogada aérea. Caso o goleiro, jogando na linha, faça o Gol.
*Vale 3 pontos caso o goleiro faça o gol sem sair da sua área de atuação.

O escanteio

O escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha encostado na bola). O lance é executado no ponto de interseção da linha de 6 metros e a linha lateral, do lado onde a bola tenha saído.

O lance lateral

O lance lateral é aplicado quando a bola passa pela "Linha Lateral", tendo tocado no time adversário. O lance lateral é cobrado do lugar de onde a bola saiu, mas se a bola saiu pela área do gol é cobrada na intersecção da Linha Lateral com a linha de 6 metros. Durante a cobrança os jogadores de defesa devem estar a uma distância mínima de um metro.

Lance livre

Após a infração de alguma regra, o time adversário ganha um Lance livre, e este deverá ser cobrado no local em que foi realizada a falta. Durante a cobrança os jogadores de defesa devem estar no mínimo de um metro de distância da cobrança e alinhados na linha de 6 metros.

Lance de 6 metros

Assim como no handebol de quadra, o lance de seis metros acontece sempre que um jogador sofrer um falta grave.  Na cobrança o atleta não deve tocar ou cruzar a linha da área do gol até o arremesso da bola. O goleiro e os outros jogadores devem manter-se a uma distância mínima de 1 metro do arremessador. Se um gol for marcado em uma cobrança de 6 metros, o time é bonificado com um ponto extra.

Tempo regulamentar

O tempo regulamentar de uma partida de handebol de areia é de três sets de 10 minutos cada. Ganha a equipe que vencer mais sets.

Os treinadores têm o direito de pedir uma pausa técnica durante cada período normal de jogo, porém só poderá usar esse direito quando as suas equipes estiver com posse da bola e mostrando para os Oficiais de Mesa um cartão verde. O árbitro decidirá quanto tempo durará essa intervalo.



Não tenha mais dúvida para trabalhar com esportes. Conheça o Esporte Educacional e tenha cursos online e ebooks para aprender a dar aulas mesmo que vc não seja craque no esporte. Acesse o site!

Manual para Professor de Handebol

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .



Seja afiliado e ganhe uma renda extra

Comente:

Regras do Handebol de Praia Regras do Handebol de Praia Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 09:09 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.