Os principais fundamentos técnicos do handebol são: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta.
A empunhadura, termo já conhecido em outros esportes, é um dos fundamentos mais básicos. Aqui, trata-se do ato de segurar a bola com uma das mãos. Para segurar a bola de handebol corretamente é só colocá-la na palma da mão e apertá-la fazendo pressão com as pontas dos dedos, especialmente com o polegar e o dedo mínimo.
A recepção, segundo fundamento, é referente ao ato de receber a bola. Ela deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas, em forma de concha e voltadas para frente. É importante saber que a recepção também pode ser feita com uma só mão.
O passe, sem dúvidas, é um dos principais fundamentos do esporte. É nele que você vai lançar a bola entre os jogadores da mesma equipe. Existem os seguintes tipos de passes:
– Acima do ombro, que pode ser feito em uma trajetória reta ou parabólica;
– Em pronação, que é feito segurando a bola com a palma da mão apontada para baixo e realizando um giro do punho para fora, cujo movimento pode ser feito com direção lateral ou para trás;
– Por trás da cabeça;
– Por trás do corpo;
– Para trás, feito na altura da cabeça com extensão do punho jogando a bola para trás;
– Quicado, que é quando a bola toca o solo da quadra uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro de equipe. Geralmente é utilizado para desviar a bola de um adversário.
O arremesso, também um dos principais fundamentos técnicos, é o que marca os gols. Existem os arremessos com apoio, onde um ou os dois pés estão em contato com o solo no momento da execução; o arremesso em suspensão, quando o jogador realiza um salto e fica com o corpo completamente suspenso no ar no momento da execução e o arremesso com queda, onde o jogador projeta uma queda após o lançamento. Nesse caso, ao forçar uma queda, o jogador consegue colocar mais potência no arremesso. Essa é uma técnica muito utilizada entre os pivôs. Tem ainda o arremesso com rolamento, onde após o jogador lançar a bola, ele realiza um rolamento, normalmente um de ombro.
Um outro fundamento do esporte é o drible, bem conhecido no futebol. É o ato de desviar do adversário quicando a bola com uma das mãos sem perder o domínio. O drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento e a sua principal função é a progressão com posse da bola. Existem os dribles altos, mais usados em contra-ataques e os dribles baixos, usados para proteger a bola diante de um marcador adversário.
O último fundamento do esporte, mas não menos importante, é a finta. Ela é executada quando um jogador, com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção. Para ter uma boa finta é necessário ter uma boa velocidade de reação, de deslocamento e ter equilíbrio.
Não tenha mais dúvida para trabalhar com esportes. Tenha cursos online e ebooks para aprender a dar aulas mesmo que vc não seja craque no esporte. Acesse o site do Esporte Educacional!
Manual para Professor de Handebol
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes
Guia GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
EBOOK GRÁTIS: Jogos Pré-Desportivos de Handebol .
Nenhum comentário: