É recorrente o fato de esportes amadores serem injustamente esquecidos, mesmo quando rendem títulos significativos a times ou seleções. No caso do Brasil, o handebol de areia é uma modalidade ainda pouco procurada, mas que eleva o nome do país em escala global. Praticado desde a década de 80 pelos italianos, o esporte chegou às terras tupiniquins, oficialmente, nos anos 90, porém, ganhou mais popularidade apenas a partir do início de 2012, e tem, em Pernambuco, dois representantes em ação.
O handebol de areia é mais dinâmico, de pouco contato, e exige mais preparação física, pois jogamos debaixo de sol, chuva e temperaturas oscilantes. Além disso, a espetacularidade das jogadas conta muito. Por exemplo, um gol feito após um giro de 360º vale dois pontos. Na quadra, o jogo é mais objetivo. Os gols têm valor único e o contato é intenso.
A quadra de jogo mede 27m x 12m, a área do goleiro mede a 6m sendo paralela a linha de fundo. Cada equipe joga com 4 jogadores em quadra, sendo 3 de linha e 1 goleiro, que também participa do ataque quando sua equipe está com a posse de bola, formando uma situação de 4 contra 3. As substituições são ilimitadas. O jogo dura dois tempos de 10 minutos, com um intervalo de 5 minutos, se qualquer um dos tempos terminar empatado, o desempate ocorre no sistema de “gol de ouro” onde a primeira equipe a marcar gol vence o tempo. Quando cada equipe vencer um tempo, o desempate ocorre com 5 tiros de “um contra o goleiro” ou “Shoot out” para cada equipe, onde o time que está defendendo fica apenas com o goleiro em quadra, já o que está com a bola fica com dois jogadores em quadra, um de linha e o goleiro. O jogador de linha passa a bola ao goleiro do seu time que deve ficar dentro da sua área e pode jogar direto para o gol ou devolver a bola ao seu companheiro de equipe que finaliza a gol. Cada tempo de jogo e/ou tempo de desempate inicia-se com o Tiro do Árbitro (bola ao alto). As faltas podem ser tiros livres, cobrada do local onde ocorreu ou tiro de 6 metros, que seria como o 7 metros do handebol de quadra.
No handebol de areia, a seleção brasileira, nos gêneros masculino e feminino, é a maior ganhadora de medalhas em campeonatos mundiais.
Quatro estados são os maiores responsáveis por fazer o Brasil ser uma das maiores potências das areias. Pelo eixo Sul e Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro são os principais, enquanto no Nordeste, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte surgem como maiores referências.
Texto publicado em 17/07/13 e atualizado em 20/01/17
Não tenha mais dúvida para trabalhar com esportes. Tenha cursos online e ebooks para aprender a dar aulas mesmo que vc não seja craque no esporte. Acesse o site do Esporte Educacional!
Manual para Professor de Handebol
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes
Guia GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
EBOOK GRÁTIS: Jogos Pré-Desportivos de Handebol .
Comente:
Handebol de areia: saiba mais sobre esse esporte!
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
06:47
Nota do Post:
Nenhum comentário: