
O ataque inicia-se a partir do momento que uma equipe recupera a bola após o erro do adversário ou sofre um gol. A partir desse momento, o ataque passa a ser composto de algumas fases, entre elas: o contra-ataque, que no Handebol tem um sentido de uma resposta – imediata – contra o ataque do adversário, com outro ataque, sem possibilidades de uma organização defensiva prévia, sendo formado por três fases:
A transição ofensiva, configurada a partir do momento em que se recupera a bola e inicia-se o processo de transição da quadra de defesa para a de ataque, podendo se dar através do contra-ataque direto ou do sustentado.
O contra-ataque direto no Handebol se dá aproveitando de qualquer situação do jogo, balizado pelo oportunismo momentâneo, fruto da recuperação da bola e na intenção de atacar o adversário em superioridade numérica. O contra-ataque sustentado se dá quando um defensor consegue evitar um gol, em função dos resultados de uma boa organização defensiva e inicia o ataque a partir de movimentos táticos pré-definidos.
Contra-ataque direto é quando a bola é "ligada" para a pessoa que está mais proxima do gol e ela faz o gol sem precisar tocar a bola pra Ninguém!
O contra-ataque sustentado ou contra-ataque apoiado é quando a bola é dada a qualquer atleta do seu time, e este, leva a bola até o gol com o apoio dos outros colegas de time, com mais velocidade do que uma jogada normal.
Publicado em 30/06/14 e atualizado em 03/02/17
Oferta Imperdível: eBook "Trabalhe com Mini Handebol" por Apenas R$ 17,00!
Receba a Newsletter sobre Handebol Educacional no seu Email
Guia GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
EBOOK GRÁTIS: Jogos Pré-Desportivos de Handebol .
Comente:
Contra-ataque no Handebol
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
05:29
Nota do Post:
Nenhum comentário: