Lesões Mais Comuns No Handebol




Handebol - História e regras - InfoEscola

Handebol é um jogo de contato entre times em que os jogadores driblam, passam e arremessam a bola com suas mãos, tentando fazê-lo quantas vezes possíveis contra o gol adversário. Ele mistura velocidade, potência e resistência, além de apresentar o contato direto entre os jogadores. Isso predispõe o atleta a lesões em todo o corpo, sejam elas por trauma ou lesões por esforço repetitivo (overtraning).


O ombro, o joelho, o tornozelo são os principais locais lesionados dos praticantes do handebol. As mãos e os dedos também são bastante afetados visto que o handebol, assim como o basquete, é um esporte de altíssimo contato físico. Atletas dessa modalidade realizam cerca de 48.000 arremessos por temporada, com velocidade média de 130km/h. A energia envolvida nesse fundamento básico do esporte é elevada, afetando e ultrapassando o limite fisiológico dos ombros.

Existem 3 fatores causadores de lesão no handebol:

Fatores pessoais (idade, sexo, coordenação)
Fatores da modalidade (contato com os oponentes e colegas, gesto esportivo, equipamentos)
Fatores ambientais (temperatura e o piso)

Estudos junto aos atletas de handebol afirmam que as lesões nos ombros são as mais graves e persistentes, mas que lesões nos joelhos, nos tornozelos e nas mãos são as mais frequentes.

Outras partes afetadas são:

Os joelhos -18,9%;
Tornozelos -17,9%;
Mão -17,4%
Ombros - 8,1%;
Região lombar- 7%.
Lesões crônicas (tendinite).

Em relação aos tipos de lesão:

Entorse - 35,3%;
Contusão: 12.5%;
Rótula Muscular - 11%.

Causas

Joelhos: repetições de saltos, mudanças de direções bruscamente

Tornozelo: torção após queda do salto e mudanças de direções bruscamente

Ombros: movimento do arremessar repetitivo, contato entre atacante e defensor

Região Lombar: impacto após queda do salto, alguns movimentos especiais do esporte e contato entre atacante defensor.

Lesões crônicas: a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER).

Formas De Prevenções

Formas de treinamento correto de acordo com cada particularidade dos atletas
Uso de equipamentos - joelheira, tornozeleiras e bandagens, órteses articuladas e apropriadas para cada articulação.




As lesões, em geral, que acometem o corpo podem ser prevenidas através de um bom condicionamento físico, aeróbico, trabalhando a força muscular adequadamente e mantendo um bom alongamento da musculatura esquelética antes e depois das atividades físicas. A execução de atividades preventivas como esta, reduz ao máximo os riscos provenientes de má preparação dos atletas ou amenizar os agravos quando a lesão for inevitável.

Referências

BLOG DO HANDEBOL: LESÕES FREQUENTES NO HANDEBOL, disponível em: http://blogdohandebol.blogspot.com.br/2010/03/lesoes-frequentes-no-handebol.html. acessado em: 21 de outubro de 2014 às 16h45.

Principais Lesões Decorrentes da Prática Do Handebol | Esporte Com Saúde, disponível em: http://esportecomsaude.chakalat.net/2007/12/principais-leses-decorrentes-da-prtica.html acessado em: 21 de outubro de 2014 às 17h00.



Não tenha mais dúvida para trabalhar com esportes. Conheça o Esporte Educacional e tenha cursos online e ebooks para aprender a dar aulas mesmo que vc não seja craque no esporte. Acesse o site!

Manual para Professor de Handebol

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .



Seja afiliado e ganhe uma renda extra

Comente:

Lesões Mais Comuns No Handebol   Lesões Mais Comuns No Handebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 07:14 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.