O handebol é uma modalidade coletiva relativamente nova, se comparada ao futebol, rúgbi e basquetebol, sendo o objetivo do jogo anotar mais pontos que o adversário. O tempo gasto em esforços de baixa intensidade é proporcionalmente maior do que nos esforços de alta intensidade, ou seja, relacionado ao condicionamento físico necessário e determinante da modalidade, atletas de alto nível de rendimento devem estar em condições de intervir muitas vezes na partida, com ações rápidas e potentes como saltar, bloquear, realizar sprints e arremessar, bem como condicionamento específico de resistência.
O treinamento, tendo como objetivo principal facilitar as adaptações biológicas, ele exige a participação em programas de trabalho bem planejados, com vista a vários fatores como "... freqüência e na duração das sessões de trabalho, tipo de treinamento, velocidade, intensidade, duração e repetição da atividade, intervalos de repouso: e competição apropriada
Neste sentido, dois modelos de sistematização de treinamento têm sido mais aplicados em atletas e equipes, sendo estes:
1) modelo clássico, fundamentado na síndrome geral de adaptação, que propõe a distribuição das cargas ao longo do todo o período preparatório de treinamento. Tem o objetivo de aumentar gradualmente o rendimento do atleta até atingir condições ótimas no período competitivo.
2) modelo contemporâneo, caracterizado por um período de concentração da carga, a qual levaria, inicialmente, a redução da performance, seguida por supercompensação. Importante ressaltar que ambos os modelos foram originariamente elaborados para esportes com características cíclicas.
No processo anaeróbico alatico o corpo produz energia sem usar o oxigênio, ou seja, movimentos rápidos que não duram mais do que 10 segundos. Dentro dos músculos temos o ATP (Adenosina Tri Fosfato) que produz energia rápida para o músculo, então entra a CP (Creatina Fosfato) que ressintetiza a ATP dando energia para o músculo.
No processo anaeróbico lático que é conhecido como mecanismo Glicogenólise, o ATP é ressintetizado pelo glicogênio, onde o corpo gera energia por cerca de 2 minutos, porém nesse sistema temos produção de ácido lático, que gera uma queimação no músculo durante uma atividade intensa.
No sistema aeróbico, que além de ser um treino bom para queimar gordura, ele usa o oxigênio e nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para produzir energia para o músculo. Exemplos são atividades de resistência como corridas, pedaladas e esportes de longa duração como o futebol e o basquete.
Curso de Mini Handebol Online
Não tenha mais dúvida para trabalhar com esportes. Tenha cursos online e ebooks para aprender a dar aulas mesmo que vc não seja craque no esporte. Acesse o site do Esporte Educacional!
Manual para Professor de Handebol
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes
Guia GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
EBOOK GRÁTIS: Jogos Pré-Desportivos de Handebol .
Comente:
Preparação física no Handebol
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
06:10
Nota do Post:
Nenhum comentário: