A duração da partida, o término e o time-out no Handebol





A Duração da Partida

2:1 A duração normal de uma partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 17 anos é de 2 tempos de 30 minutos. O intervalo de jogo é normalmente de 10 minutos. O intervalo de jogo para Campeonatos Mundiais deverá ser de 15 minutos. A duração normal da partida para equipes de adolescentes com idade entre 12 e 16 anos e de 2 x 25 minutos, e no grupo de idade entre 8 e 12 anos o tempo é de 2 x 20 minutos. Em ambos os casos, o intervalo de jogo é de, normalmente, 10 minutos.

2:2 Uma prorrogação (tempo extra) será jogada após 5 minutos de intervalo, caso uma partida acabar empatada e um vencedor tenha que ser determinado. A prorrogação consiste de 2 períodos de 5 minutos, com um intervalo de 1 minuto. Se a partida continuar empatada depois do primeiro tempo extra, um segundo tempo extra será jogado após um intervalo de 5 minutos. Este segundo tempo extra também tem dois períodos de 5 minutos com intervalo de 1 minuto. Se a partida continuar empatada, o vencedor será determinado de acordo com o regulamento particular da competição. No caso em que a decisão for usar o tiro de 7 metros como desempate para conhecer o vencedor, os procedimentos indicados a seguir devem ser seguidos.

Comentário:
Se o tiro de 7 metros for usado como critério de desempate, os jogadores que não estão excluídos ou desqualificados ao final do tempo de jogo estão autorizados a participar das cobranças (Ver também Regra 4:1, 4° parágrafo). Cada equipe nomeia 5 jogadores. Estes jogadores executam um arremesso cada, alternando com os jogadores da outra equipe. Não é necessário que as equipes pré-determinem a seqüência dos seus jogadores. Os goleiros podem ser livremente escolhidos e substituídos entre os jogadores eleitos à participar. Os jogadores também podem participar no tiro de 7 metros como arremessadores e goleiros.
Os árbitros decidem qual baliza será usada,. Os árbitros fazem um sorteio e a equipe vencedora escolhe se deseja arremessar primeiro ou depois. A seqüência oposta será usada para os arremessos remanescentes, se os tiros tiverem de continuar porque o placar ainda segue empatado após os primeiros cinco arremessos de cada equipe.
Para esta continuação, cada equipe deve, de novo, nomear cinco jogadores. Todos ou alguns deles podem ser os mesmos da primeira rodada. Este método de nomear cinco jogadores a cada vez, continua enquanto for necessário. Contudo, o vencedor desta vez será decidido logo que houver um gol de diferença, após cada equipe ter tido o mesmo número de arremessos.
Os jogadores podem ser desqualificados de outra participação nos tiros de 7 metros em caso de significante ou repetida conduta anti-desportiva (16:6e). Se isto acontecer com um jogador que acabou de ser nomeado para compor o grupo de 5 arremessadores, a equipe deve nomear um outro executante.

Sinal de Término

2:3 O tempo de jogo começa com o apito do árbitro autorizando o tiro de saída inicial. O tempo de jogo acaba com o sinal de término automático do placar ou do cronometrista. Se o sinal sonoro não soar, os árbitros apitam para indicar que o tempo de jogo terminou (17:9).

Comentário:
Se não dispõe-se de um placar com sinal automático, o cronometrista deverá usar um cronômetro de mesa ou manual e finalizar o jogo com o sinal de término. (18.2, 2º parágrafo).

2:4 As infrações e atitudes anti-desportivas que acontecerem antes ou simultaneamente ao sinal de término (seja no intervalo, final de jogo e também no período extra) também serão punidas, se o resultado do tiro livre (segundo a Regra 13:1) ou tiro de 7 metros não pode ser executado até o final do sinal.
Similarmente, o tiro deve ser recobrado, se o sinal de término (seja no intervalo, final de jogo e também no período extra) soar precisamente quando um tiro livre ou tiro de 7 metros estiver sendo executado ou quando a bola já estiver no ar.
Em ambos os casos, os árbitros somente finalizam o jogo depois que o tiro livre ou tiro de 7 metros tenha sido cobrado (ou recobrado) e o seu resultado imediato tenha sido estabelecido.

2:5 Durante os tiros livres cobrados (ou recobrados) de acordo com a Regra 2:4, se aplicam algumas restrições especiais com relação as posições dos jogadores e substituições. Como uma exceção na flexibilidade normal para as substituições indicadas na Regra 4:4, a única substituição de jogador permitida será para um jogador da equipe atacante. As violações serão penalizadas segundo a Regra 4:5, 1º parágrafo. Além do mais, todos os companheiros do executante devem estar posicionados a pelo menos 3 metros de distância dele, além de se posicionarem do lado de fora da linha de tiro livre da equipe adversária (13:7, 15:6, ver também Esclarecimento Nº 1). As posições dos jogadores defensores estão indicadas na Regra 13:8.

2:6 Os jogadores e os oficiais de equipe são passíveis de receber punições disciplinares pelas infrações ou condutas anti-desportivas que acontecerem durante a execução de um tiro livre ou tiro de 7 metros nas circunstâncias descritas nas Regras 2:4-5. Uma infração cometida durante de tais tiros não pode, contudo, implicar um tiro livre contra.

2:7 Se os árbitros determinam que o cronometrista apitou o sinal de término (para o intervalo, final de jogo ou período extra) muito cedo, eles devem manter os jogadores na quadra e jogar o tempo restante. A equipe que estava com a posse de bola no momento do sinal prematuro permanecerá com a posse quando o jogo recomeçar. Se a bola estava fora de jogo, então o jogo será recomeçado com o tiro respectivo à situação. Se a bola estava em jogo, então a partida será reiniciada com um tiro livre, conforme as Regras 13:4a-b. Se o primeiro período de jogo (ou período extra) for terminado muito tarde, o segundo período deve ser encurtado correspondentemente. Se o segundo período da partida (ou período extra) terminou muito tarde, então os árbitros não estão em condições de mudar mais nada.

Time-out

2:8 Um time-out é obrigatório quando:
a) uma exclusão por 2 minutos ou uma desqualificação for aplicada;
b) um tempo técnico for concedido;
c) houver um sinal de apito do cronometrista ou do Delegado técnico;
d) consultas entre os árbitros forem necessárias, conforme a Regra 17:7.

Um time-out normalmente também será dado em outras ocasiões, dependendo das circunstâncias (ver Esclarecimento nº 2).

As infrações ocorridas durante um time-out têm as mesmas conseqüências que as infrações ocorridas durante o tempo de jogo (16:10).

2:9 Em princípio, os árbitros decidem quando o cronômetro será parado e iniciado em conexão com um time-out. A interrupção do tempo de jogo será indicada ao cronometrista através de três apitos curtos e o gesto manual nº 15. Contudo, no caso de time-out obrigatórios, onde o jogo foi interrompido por um apito do cronometrista ou Delegado (2:8b-c), o cronometrista deve parar o cronômetro oficial imediatamente, sem esperar a confirmação dos árbitros. O apito sempre deve soar para indicar o reinício do jogo após um time-out (15:5b).

Comentário:
Um sinal de apito proveniente do cronometrista/Delegado efetivamente pára o jogo. Mesmo que os árbitros (e os jogadores) não percebam imediatamente que o jogo foi parado, qualquer ação na quadra depois do sinal do apito será inválida. Isto significa que se um gol foi marcado depois do apito proveniente da mesa, o “gol” deve ser invalidado. Similarmente, a decisão em conceder um tiro para a equipe (tiro de 7 metros, tiro livre, tiro lateral, tiro de saída ou tiro de meta) também será invalidado. O jogo deve ser então, recomeçado da maneira que correspondia à situação existente quando houve a interrupção. (Deveríamos ter em mente que a razão típica para esta intervenção é um tempo técnico ou uma falta de substituição). No entanto, qualquer punição disciplinar dada pelos árbitros entre o momento do apito proveniente do cronometrista/Delegado e o momento que os árbitros param a ação, permanece válida. Isto se aplica sem levar em conta o tipo da violação e a severidade da punição.

2:10 Cada equipe tem o direito de receber um máximo de três tempos técnicos de 1 minuto. Em cada período de tempo de uma partida regular, cada equipe te o direito de receber um máximo de dois (1-minuto) tempos técnicos. As equipes não tem direito de receber tempo técnico nos períodos extras (Ver especificidades no Esclarecimento nº 3).

Não tenha mais dúvida para trabalhar com esportes. Tenha cursos online e ebooks para aprender a dar aulas mesmo que vc não seja craque no esporte. Acesse o site do Esporte Educacional!

Manual para Professor de Handebol
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes

Guia GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

EBOOK GRÁTIS: Jogos Pré-Desportivos de Handebol .

Comente:

A duração da partida, o término e o time-out no Handebol A duração da partida, o término e o time-out no Handebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 19:39 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.