Punições disciplinares no Handebol






Regra 16 - AS PUNIÇÕES DISCIPLINARES

Advertência

16:1 Uma advertência é a punição adequada para:
a) ações que devam ser sancionadas progressivamente (8:3, comparar, no entanto com 16:3b e 16:6d);
b) atitudes anti-desportivas que devam ser sancionadas progressivamente (8:7).

Comentário:
Um jogador, individualmente, não deveria receber mais do que uma advertência e os jogadores de uma equipe não deveriam receber mais do que 3 advertências no total. Após isto, a punição deveria ser pelo menos uma exclusão por 2 minutos.
Um jogador que já foi excluído por 2 minutos não deveria ser advertido posteriormente.
Não deveria ser aplicado mais do que uma advertência à todos os oficiais de uma equipe.

16:2 O árbitro deverá comunicar a advertência ao jogador ou oficial infrator e ao secretario/cronometrista mostrando um cartão amarelo (Gesto forma nº 13).

Exclusão

16:3 Uma exclusão (2 minutos) é a punição adequada para:
a) uma substituição errada, se um jogador adicional ingressa na quadra ou se um jogador interfere ilegalmente no jogo a partir da zona de substituições (4:5-6); observar, no entanto, a Regra 8:10b (ii);
b) por infrações do tipo indicado na Regra 8:3, se o jogador e/ou sua equipe já havia recebido o número máximo de advertências (ver 16:1, Comentário);
c) por infrações do tipo indicado na Regra 8:4;
d) por atitude anti-desportiva por parte de um jogador, tal como se indica na Regra 8:7, se o jogador e/ou sua equipe já havia recebido o número máximo de advertências;
e) por atitude anti-desportiva por parte de um oficial de equipe, tal como se indica na Regra 8:7, se um oficial dessa equipe já havia recebido uma advertência;
f) por atitude anti-desportiva de um jogador ou oficial de equipe, como se indica na Regra 8:8; ver também 4:6;
g) como conseqüência de uma desqualificação de um jogador ou de um oficial de equipe (16:8, 2º parágrafo; ver, no entanto 16:11b);
h) por atitude anti-desportiva de um jogador cometida antes de que o jogo tenha sido reiniciado, mas depois de que à ele tenha sido de¬cretado uma exclusão por 2 minutos (16:9a);


Comentário:
Não é possível, sancionar os oficiais de equipe com mais de uma exclusão por 2 minutos no total.

Quando uma exclusão por 2 minutos for assinalada contra um oficial, de acordo com a Regra 16:3d-e, permite-se ao oficial permanecer na área de substituição e cumprir com suas funções. No entanto, o número de jogadores na quadra será reduzido durante 2 minutos.

16:4 Depois de solicitar um time-out, o árbitro deverá comunicar claramente a exclusão ao jogador in¬frator e ao secretário/cronometrista, mediante o gesto forma prescrito para tal circunstância, ou seja, um braço levantado com dois dedos estendidos (Gesto forma Nº 14).

16:5 Uma exclusão será sempre por 2 minutos do tempo de jogo; a terceira exclusão do mesmo jogador também sempre implica sua desqualificação (16:6d).
O jogador excluído não está autorizado a participar do jogo durante o seu tempo de exclusão e a sua equipe não está autorizada a substituí-lo na quadra.
O tempo de exclusão começa quando o jogo for reiniciado por um apito.
Se o tempo de exclusão de um jogador não terminou ao finalizar o primeiro período da partida, o tempo restante deverá ser transferido para o segundo período. Esta mesma regra se aplica para as situações que vão desde o tempo de jogo regulamentar para as prorrogações e entre os períodos extras. Uma exclusão por 2 minutos que não for cumprida até final das prorrogações, indica que o jogador não estará autorizado a participar no desempate subseqüente, tal como tiros de 7 metros, de acordo com o Comentário da Regra 2:2.

Desqualificação

16:6 Uma desqualificação é a punição adequada para:
a) infrações dos tipos indicados nas Regras 8:5 e 8:6;
b) por atitude anti-desportiva grave do tipo indicada na Regra 8:9, ou por atitude anti-desportiva extremamente grave do tipo das indicadas na Regra 8:10 cometidas por um jogador ou um oficial de equipe, seja dentro do campo de jogo ou fora dele;
c) por atitude anti-desportiva de qualquer um dos oficiais de equipe de acordo com a Regra 8:7, se coletivamente eles já haviam recebido uma advertência e uma exclusão por dois minutos de acordo com as Regras 16:1b e 16:3d-e;
d) devido a terceira exclusão de um mesmo jogador (16:5);
e) por atitude anti-desportiva significativa ou repetida durante um procedimento de desempate tal como a execução de tiros de 7 metros (2:2, Comentário e 16:10).

16:7 Depois de solicitar um time-out, os árbitros devem comunicar a desqualificação para o jogador ou oficial infrator e ao secretário/cronometrista segurando ao alto uma cartão vermelho (Gesto forma Nº 13).

16:8 A desqualificação de um jogador ou de um oficial será sempre para todo o restante do tempo de jogo. O jogador ou oficial deve abandonar imediatamente a quadra e da área de substituição. Depois de abandoná-la, não se permite ao jogador ou oficial manter nenhuma forma de contacto com a equipe.
A desqualificação de um jogador ou oficial de equipe durante o tempo de jogo seja dentro da quadra ou fora dela, sempre acarreta uma exclusão por 2 minutos para a equipe. Isto significa que o número de seus jogadores na quadra de jogo será reduzido em um (16:3f). A redução na quadra durará, contudo, 4 minutos se o jogador foi desqualificado nas circunstâncias indicadas na Regra 16:9b-d.
Uma desqualificação reduz o número de jogadores ou oficiais disponíveis para a equipe (exceto no caso contemplado em 16:11b). A equipe pode, contudo, completar novamente o número de seus jogadores na quadra de jogo quando expirar o tempo da exclusão por 2 minutos.
Como é indicado nas Regras 8:6 e 8:10, as desqualificações pelos motivos indicados nessas regras devem ser informados por escrito às autoridades competentes para haver uma ação posterior. Em tais casos, tanto o “oficial responsável pela equipe” como o Delegado (ver Esclarecimento 7) deverão ser informados imediatamente após a decisão.

Mais de uma violação na mesma situação

16:9 Se um jogador ou oficial de equipe cometem, de forma simultânea ou sucessiva, mais de uma violação antes que o jogo tenha sido reiniciado, e estas violações requerem punições diferentes, então, em princípio somente a mais severa destas punições deve ser ministrada.
Há, contudo, as seguintes exceções específicas, onde em todos os casos, a equipe deve reduzir a quantidade de seus jogadores na quadra durante 4 minutos:
a) se um jogador recém excluído por 2 minutos cometer uma atitude anti-desportiva antes de ser reiniciado o jogo, deve ser sancionado com uma exclusão por 2 minutos adicional (16:3g). (Se a exclusão adicional for a terceira individual, então o jogador será desqualificado);
b) se um jogador recém desqualificado (diretamente ou devido a uma terceira exclusão) cometer uma atitude anti-desportiva antes de ser reiniciado a partida, sua equipe receberá uma punição adicional de tal forma que a redução durará 4 minutos (16:8, 2º parágrafo);
c) se um jogador recém excluído por 2 minutos cometer uma atitude anti-desportiva grave ou extrema antes da partida ser reiniciada, deve ser desqualificado (16:6c). Estas punições combinadas originarão uma redução durante 4 minutos (16:8, 2º parágrafo);
d) se um jogador recém desqualificado (diretamente ou devido a uma terceira exclusão) cometer uma atitude anti-desportiva grave ou extrema antes da partida ser reiniciada, sua equipe receberá uma punição adicional de tal forma que a redução durará 4 minutos (16:8, 2º parágrafo).

Infrações durante o tempo de jogo

16.10 As punições por ações feitas durante o tempo de jogo estão estabelecidas nas Regras 16:1, 16:3 e 16:6. No conceito “tempo de jogo” estão incluídas todos os descansos, os time-outs, os tempos técnicos e os períodos das prorrogações. Em todos os outros procedimentos de desempate (tal como tiros de 7 metros), só se aplica a Regra 16:6. Neste caso, qualquer forma de atitude anti-desportiva significante ou repetida impede a participação posterior do jogador implicado (ver Regra 2:2, Comentário).

Infrações fora do tempo de jogo

16.11 As atitudes anti-desportivas, atitudes anti-desportivas graves, atitudes anti-desportivas extremas ou quaisquer formas de ações particularmente imprudentes (ver Regras 8:6-10) cometidas por um jogador ou oficial de equipe que aconteçam dentro do recinto onde se está disputando a partida, mas fora do tempo de jogo, deverão ser punidas como se in¬dica a seguir:

Antes da partida:
a) uma advertência deve ser ministrada em caso de atitude anti-desportiva segundo as Regras 8:7-8;
b) uma desqualificação para o jogador ou oficial culpado será a punição nos casos de ações julgadas segundo as Regras 8:6 e 8:10, mas a equipe tem permissão de começar com 14 jogadores e 4 oficiais. A Regra 16:8 - 2º parágrafo, só tem validade para as infrações ocorridas durante o tempo de jogo. De acordo com isto, essa desqualificação não acarretará uma exclusão por 2 minutos.

As sanções disciplinares relacionadas a infrações cometidas antes do começo da partida podem ser implementadas em qualquer momento durante o jogo, sempre que se descubra que a pessoa culpada é um participante na partida, desde que este fato não pôde ser estabelecido ainda no momento do incidente.

Depois da partida:

c) Um Relatório escrito.

Não tenha mais dúvida para trabalhar com esportes. Conheça o Esporte Educacional e tenha cursos online e ebooks para aprender a dar aulas mesmo que vc não seja craque no esporte. Acesse o site!

Manual para Professor de Handebol

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .



Seja afiliado e ganhe uma renda extra

Comente:

Punições disciplinares no Handebol Punições disciplinares no Handebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 19:56 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.